13 de novembro de 2010

Guia do Empreendedor

              Dicas e passo a passo para quem deseja ter seu próprio negócio


Daniele Niki

Quem nunca desejou abrir seu próprio negócio e ganhar muito dinheiro? Pena que as coisas não são tão fáceis assim, e para a abertura de uma empresa, muitos pon­tos devem ser levados em consideração. É possível que seu futuro em­preendimento se torne um meio de reali­zar seus dese­jos pessoais e profissionais, mas não basta ter uma boa idéia. Para ter um negócio de sucesso é necessário ter um planejamento a ser seguido, para que sua em­presa se torne lucrativa no menor tempo possível.
Emerson de Medeiros Dias (SEBRAE).
A primeira etapa que o empreendedor deve realizar é fazer um plano de negócios, que será seu primeiro contato com o mudo empresarial. “At­ravés do plano de negócio será possível conhecer o próprio empreendimento e a disponibilidade de mercado”, afirma o ges­tor de varejo do Serviço de Apoio às Micro e P e q u e n a s Emp r e s a s (SEBRAE), Emerson de Me d e i r o s Dias. 
N o plano de n e g ó c i o s você irá jun­tar todas as informações que a sua empresa precisa para se manter. Ele tem a função de coordenar e orientar a futura empresa para que o empreendedor não acabe gastando mais do que lucra. Alguns obje­tivos do plano de negócios são: definir o ramo da em­presa; saber qual o produ­to ou serviço será disponi­bilizado; quem serão os possíveis clientes; buscar informações sobre for­necedores e concorrentes; qual será a localização e o investimento; o perfil dos funcionários, formas de legalização e finalmente qual o possível lucro que da empresa.

Ramo
A escolha do ramo do negócio deve ser base­ada nos conhecimentos do empresário, ou seja, com o que a pessoa sabe e está apta a fazer. “Os gostos pessoais devem influenci­ar na escolha do ramo para um negócio, pois se deve levar em conta ter paixão e dedicação pelo que faz, para que o negócio produ­za”, afirma Emerson Dias.
Emerson Dias afirma que alguns ramos como: açougues, agên­cias de viagens, conserto de eletrônicos, consul­toria empresarial, conta­bilidade, lavanderia e supermercado têm alto potencial na Região de Dourados.
Produto ou serviço
Segundo o admin­istrador René Pleutim, cada ramo de um negócio possui vários seguimen­tos, como o caso de uma empresa de alimentos que pode escolher trabal­har com um determinado produto. Colher o máximo de informações possíveis sobre os concorrentes e definir seus pontos fortes e fracos ajuda na escolha dos produtos e serviços oferecidos.
Clientes
Um levantamento ajuda na hora de definir o público alvo. Se forem homens, mulheres, jov­ens, adultos, qual a faixa etária, enfim.
Local
A localização é um dos pontos principais de uma empresa. “O ideal é que o local seja perto dos clientes e dos fornece­dores, para agradar o pú­blico e diminuir o preço do frete”, afirma René Pleutim. Quanto maior for o preço para o transporte dos produtos maior será preço do produto em si.
Antes da escolha do local para seu negócio alguns pontos devem ser levados em consideração, como as condições do im­óvel e as possibilidades de adaptá-lo para a atividade pretendida. Se o imóvel for alugado, negocie valor e prazo de vencimento e verifique se os impostos como IPTU, se o local re­speita a lei de zoneamento etc.
É importante lem­brar que toda empresa precisa de um Alvará de Funcionamento, que autoriza o exercício da atividade que a empresa irá realizar. Se a empresa realizar atividades rela­cionadas à saúde, ainda é necessário um alvará da Vigilância Sanitária.
Concorrentes e for­necedores
Para levantar in­formações sobre concor­rentes e fornecedores, é necessário o levanta­mento de informações que podem ser colhidas pessoalmente ou através da internet. Alguns sites como www.sesconms.org. br e www.ms.sebrae.com. br são excelentes fontes de dados.
Uma maneira sim­ples de identificar a con­corrência é realizando uma pesquisa de mercado. Você pode começar com uma lista telefônica com endereço e número das empresas que atendem o mesmo público – alvo que o seu negócio. Visitar os locais concorrentes tam­bém é uma forma de fazer levantamento e pode ser considerada uma forma bastante eficaz de desco­brir os pontos fortes e fra­cos da concorrência. Alguns pontos que dever ser considerados ao avaliar a concorrência são: a qualidade e o valor do produto, a localiza­ção (se é de fácil acesso, possui estacionamento), quais as formas de publi­cidade utilizadas, etc.
Funcionários
“O sucesso de uma empresa depende do tra­balho em conjunto”, diz René Pleutim. Para o ad­ministrador de empresas, o empreendedor tem que ter uma relação de confi­ança e amizade com seus funcionários, sempre procurando incentivar sua equipe. É bom lembrar que com o plano de negó­cios é possível definir o perfil e a quantidade dos funcionários que serão contratados.
Para evitar futuros problemas é essencial le­galizar sua empresa res­peitando as leis. Um contador é muito útil para resolver a parte burocráti­ca.

Investimento
Depois de ter col­hido todos os dados necessários para a ab­ertura de sua empresa, você terá uma boa base de quanto terá que investir para que sua empresa comece a funcionar, e caso não possua o dinhei­ro poderá encontra formas para conseguir tal quantia.
O economista e professor, Carlos Alberto Vittorati, que possui 25 anos de experiência na área, afirma que a maioria dos empresários não pos­sui dinheiro para investir em seu negocia e acabam fazendo empréstimos e compras a prazo. “O ideal é sempre comprar à vista, para economizar em ju­ros. O problema é que, na maioria das vezes, as pessoas e as empresas não dispõem de tais condições e, se sujeitam a efetivar­em compras a prazo. É o chamado mal necessário”, afirma Vittorati.
Carlos Vittorati ainda explica que cada atuação econômica pre­cisa ser planejada e, em seguida, programar o que se irá fazer com cada cen­tavo de dinheiro disponi­bilizado para a atuação econômica da empresa. Nos tempos atuais, uma única coisa é certa: não se pode jogar irresponsavel­mente com dinheiro. Todo centavo precisa ser corret­amente aplicado, sob pena de se inviabilizar qualquer negócio, por mais promis­sor que o mesmo seja. Em seguida, é preciso esta­belecer metas para que a empresa as atinja.
Lucro
Não se pode prever um prazo certo para que os lucros comecem a aparec­er, mas o empreendedor deve ficar de olho no fluxo de caixa para saber se não está gastando mais do que lucrando.
Quando a empresa não conseguir obter saldo suficiente para pagar suas despesas, o empreend­edor terá que se sujeitar a empréstimos, mas fique atento para não acabar esgotando suas reservas pessoais e acabar endivi­dado.
Carlos Vittorati ex­plica que se o negócio possuir boas perspectivas planejá-lo melhor e bus­car capital de giro em­prestado para solucionar a dificuldade momentânea pode ser uma solução. Mas se não existem sóli­das perspectivas futuras, é melhor fechar o negócio antes que o endividamen­to cresça.

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