Dicas e passo a passo para quem deseja ter seu próprio negócio
Daniele Niki
Daniele Niki
Quem nunca desejou abrir seu próprio negócio e ganhar muito dinheiro? Pena que as coisas não são tão fáceis assim, e para a abertura de uma empresa, muitos pontos devem ser levados em consideração. É possível que seu futuro empreendimento se torne um meio de realizar seus desejos pessoais e profissionais, mas não basta ter uma boa idéia. Para ter um negócio de sucesso é necessário ter um planejamento a ser seguido, para que sua empresa se torne lucrativa no menor tempo possível.
Emerson de Medeiros Dias (SEBRAE). |
A primeira etapa que o empreendedor deve realizar é fazer um plano de negócios, que será seu primeiro contato com o mudo empresarial. “Através do plano de negócio será possível conhecer o próprio empreendimento e a disponibilidade de mercado”, afirma o gestor de varejo do Serviço de Apoio às Micro e P e q u e n a s Emp r e s a s (SEBRAE), Emerson de Me d e i r o s Dias.
N o plano de n e g ó c i o s você irá juntar todas as informações que a sua empresa precisa para se manter. Ele tem a função de coordenar e orientar a futura empresa para que o empreendedor não acabe gastando mais do que lucra. Alguns objetivos do plano de negócios são: definir o ramo da empresa; saber qual o produto ou serviço será disponibilizado; quem serão os possíveis clientes; buscar informações sobre fornecedores e concorrentes; qual será a localização e o investimento; o perfil dos funcionários, formas de legalização e finalmente qual o possível lucro que da empresa.
Ramo
A escolha do ramo do negócio deve ser baseada nos conhecimentos do empresário, ou seja, com o que a pessoa sabe e está apta a fazer. “Os gostos pessoais devem influenciar na escolha do ramo para um negócio, pois se deve levar em conta ter paixão e dedicação pelo que faz, para que o negócio produza”, afirma Emerson Dias.
Emerson Dias afirma que alguns ramos como: açougues, agências de viagens, conserto de eletrônicos, consultoria empresarial, contabilidade, lavanderia e supermercado têm alto potencial na Região de Dourados.
Produto ou serviço
Segundo o administrador René Pleutim, cada ramo de um negócio possui vários seguimentos, como o caso de uma empresa de alimentos que pode escolher trabalhar com um determinado produto. Colher o máximo de informações possíveis sobre os concorrentes e definir seus pontos fortes e fracos ajuda na escolha dos produtos e serviços oferecidos.
Clientes
Um levantamento ajuda na hora de definir o público alvo. Se forem homens, mulheres, jovens, adultos, qual a faixa etária, enfim.
Local
A localização é um dos pontos principais de uma empresa. “O ideal é que o local seja perto dos clientes e dos fornecedores, para agradar o público e diminuir o preço do frete”, afirma René Pleutim. Quanto maior for o preço para o transporte dos produtos maior será preço do produto em si.
Antes da escolha do local para seu negócio alguns pontos devem ser levados em consideração, como as condições do imóvel e as possibilidades de adaptá-lo para a atividade pretendida. Se o imóvel for alugado, negocie valor e prazo de vencimento e verifique se os impostos como IPTU, se o local respeita a lei de zoneamento etc.
É importante lembrar que toda empresa precisa de um Alvará de Funcionamento, que autoriza o exercício da atividade que a empresa irá realizar. Se a empresa realizar atividades relacionadas à saúde, ainda é necessário um alvará da Vigilância Sanitária.
Concorrentes e fornecedores
Para levantar informações sobre concorrentes e fornecedores, é necessário o levantamento de informações que podem ser colhidas pessoalmente ou através da internet. Alguns sites como www.sesconms.org. br e www.ms.sebrae.com. br são excelentes fontes de dados.
Uma maneira simples de identificar a concorrência é realizando uma pesquisa de mercado. Você pode começar com uma lista telefônica com endereço e número das empresas que atendem o mesmo público – alvo que o seu negócio. Visitar os locais concorrentes também é uma forma de fazer levantamento e pode ser considerada uma forma bastante eficaz de descobrir os pontos fortes e fracos da concorrência. Alguns pontos que dever ser considerados ao avaliar a concorrência são: a qualidade e o valor do produto, a localização (se é de fácil acesso, possui estacionamento), quais as formas de publicidade utilizadas, etc.
Funcionários
“O sucesso de uma empresa depende do trabalho em conjunto”, diz René Pleutim. Para o administrador de empresas, o empreendedor tem que ter uma relação de confiança e amizade com seus funcionários, sempre procurando incentivar sua equipe. É bom lembrar que com o plano de negócios é possível definir o perfil e a quantidade dos funcionários que serão contratados.
Para evitar futuros problemas é essencial legalizar sua empresa respeitando as leis. Um contador é muito útil para resolver a parte burocrática.
Investimento
Depois de ter colhido todos os dados necessários para a abertura de sua empresa, você terá uma boa base de quanto terá que investir para que sua empresa comece a funcionar, e caso não possua o dinheiro poderá encontra formas para conseguir tal quantia.
O economista e professor, Carlos Alberto Vittorati, que possui 25 anos de experiência na área, afirma que a maioria dos empresários não possui dinheiro para investir em seu negocia e acabam fazendo empréstimos e compras a prazo. “O ideal é sempre comprar à vista, para economizar em juros. O problema é que, na maioria das vezes, as pessoas e as empresas não dispõem de tais condições e, se sujeitam a efetivarem compras a prazo. É o chamado mal necessário”, afirma Vittorati.
Carlos Vittorati ainda explica que cada atuação econômica precisa ser planejada e, em seguida, programar o que se irá fazer com cada centavo de dinheiro disponibilizado para a atuação econômica da empresa. Nos tempos atuais, uma única coisa é certa: não se pode jogar irresponsavelmente com dinheiro. Todo centavo precisa ser corretamente aplicado, sob pena de se inviabilizar qualquer negócio, por mais promissor que o mesmo seja. Em seguida, é preciso estabelecer metas para que a empresa as atinja.
Lucro
Não se pode prever um prazo certo para que os lucros comecem a aparecer, mas o empreendedor deve ficar de olho no fluxo de caixa para saber se não está gastando mais do que lucrando.
Quando a empresa não conseguir obter saldo suficiente para pagar suas despesas, o empreendedor terá que se sujeitar a empréstimos, mas fique atento para não acabar esgotando suas reservas pessoais e acabar endividado.
Carlos Vittorati explica que se o negócio possuir boas perspectivas planejá-lo melhor e buscar capital de giro emprestado para solucionar a dificuldade momentânea pode ser uma solução. Mas se não existem sólidas perspectivas futuras, é melhor fechar o negócio antes que o endividamento cresça.
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